quinta-feira, 30 de outubro de 2008

A libertação de Jesus

A libertação de Jesus
Lucas 4:17-20

"Para por em liberdade os oprimidos" (v 18).
Jesus ensinava na sua aldeia de criação, Nazaré, e segundo seu costume foi à sinagoga no sábado. A sinagoga era o local de reunião dos religiosos do judaísmo não só para o ensino doutrinário como para a adoração a Jeová; e como acontecia às vezes um visitante mais ilustre era convidado a ler a Lei ou os Profetas e pregar.
O Senhor Jesus foi então convidado a ler o rolo do profeta Isaías, mais precisamente as palavras que falavam do seu ministério messiânico: a libertação dos aflitos. Após a leitura, entregou o rolo ao assistente e confirmou que fora para aquele momento enviado, para abrir o reino de Deus aos homens.
Somos todos cativos nesse sistema de trevas, prisioneiros da dor, escravos das concupiscências e da soberba, do amor próprio, e, ainda, naturalmente desprezamos a pessoa de Deus. Olhamos ao nosso redor e o que vemos senão intolerâncias, lutas, sofrimentos, mortes, violências, desamor, ganância, ambição, vaidade? Por mais que procuremos em nós mesmos ou nos técnicos da alma - psicólogos, psiquiatras, religiosos, conselheiros diversos -, a solução para nosso cativeiro, não a encontramos! Todos estamos no mesmo barco, somos todos impotentes para nos salvar ou salvar o próximo! Por mais que busquemos fugir de nós mesmos através das novidades, das emoções, dos sentimentos, do fazer, não conseguimos; só confirmamos ainda mais a nossa cadeia! E, no meio de toda essa insatisfação pessoal, familiar, profissional, financeira, ainda somos obrigados a transportar um corpo que envelhece, que morre a cada dia, que momento a momento se deteriora! Qual nosso futuro? A morte!
Mas foi exatamente para tratar com isso, com a desesperança, com nossas cadeias, com nosso opróbrio, com nossa escravidão, e nos dar um futuro, que Jesus veio ao mundo e leu as palavras proféticas de Isaías, naquele memorável momento em Nazaré. E após uma vida impecável, uma trágica morte e uma maravilhosa ressurreição, o Senhor Jesus cumpriu a lei que nos era contrária, abrindo as portas da salvação, para que pelo poder do Espírito Santo pudéssemos atravessar!
Ele disse: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei" (Mateus 11:28), e assim mostrou-se o único libertador! E se você está cansado e oprimido, seu único caminho é Jesus, caminho esse que só pode ser percorrido no poder do Espírito de Deus, sob a luz da sua bendita palavra. E se você sente desejo pela libertação de Jesus é porque o próprio Espírito Santo o chama no coração, fora de sua consciência, e isso deve ser seu motivo de júbilo, pois lhe está sendo revelado a sua eleição para a vida eterna!
Senhor। Tanto o ímpio como o eleito para a vida eterna ainda morto em delito e pecados sofrem opressão nesse mundo. Sua mensagem salvadora, como sol se derrama sobre os dois, mas sabemos que só os seus eleitos ouvirão sua voz e a seguirão! Bendigo sua justiça que aplica a lei ao ímpio e sua graça que, baseada no cumprimento da justiça da lei por Jesus, liberta o eleito, aquele que cansado e oprimido é trazido pelo Espírito Santo a Jesus. Amém.
PASC

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário.

Câncio On Line