domingo, 27 de novembro de 2016

A Paz

A paz
Isaías 26
"Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti" (v 3).
Paz é uma palavra interessante: está na boca de todos, mas só poucos a experimentam, e somente o Senhor Jesus a viveu plenamente! O homem percebe a existência desse estado chamado paz, o quer, mas tenta obtê-lo a partir de sua própria força, através da guerra contra si e os demais! Quantas vezes vemos religiosos 'benzendo' canhões, tanques, aviões e navios de combate, considerando-os instrumentos da paz!?
Na boca do ímpio, paz é uma utopia! A Bíblia diz: "Não há paz para os ímpios, diz o meu Deus"! (Isaías 57:21), e isso desde sua criação; ele está continuamente "Como o mar agitado ... e suas águas lançam de si lama e lodo"! (Isaías 57:20) e seu destino é morrer guerreando contra tudo e todos, rebelando-se contra a verdadeira paz.
A paz ou harmonia, concórdia, ausência de luta, tranqüilidade, pessoal ou social, é fruto direto da ação de Deus: "Eu faço a paz"!, diz o Senhor em Isaías 45:7, e é fruto da ação do Espírito na vida do homem regenerado: "Mas o fruto do Espírito é ... a paz"! (Gálatas 5:22). A paz no seu sentido mais profundo é o estado vivido por aquele que comunga com Deus, que não se rebela contra ele, que não se opõe às suas determinações; é a condição do que deixa de ser inimigo de Deus e passa a ser amigo; e isso somente é possível através da eleição de Deus Pai, da salvação de Jesus e da santificação do Espírito Santo. Nestas circunstâncias, o homem pode contemplar a maravilhosa ação da Trindade não só em sua vida como em todo o universo! E essa mente fica assim firmada naquele que tudo sustenta e cujos propósitos são santos  e perfeitos, sabendo inclusive que o mal e todos os seus efeitos também glorificam Deus, que os criou (Isaías 45:7)!
A paz é uma conseqüência direta da ação regeneradora, no homem, produzida pelo Espírito Santo, sem qualquer influência humana; é uma virtude de Cristo que se manifesta na vida daqueles que adoram o verdadeiro Deus e Senhor, fruto preciosíssimo nesses tão conturbados dias.
Senhor. Bem-aventurado os que encontram a paz, precioso tesouro, pois não mais lutam contra os céus e a terra, mas gozam de profundo bem-estar, mesmo diante de grandes tribulações. Faça-nos, Senhor, exercitar esse maravilhoso atributo, em nome de Jesus. Amém

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário.

Câncio On Line