sexta-feira, 11 de setembro de 2009

A Revelação do Novo Culto

A revelação do novo culto

João 4:1-24

"Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e verdade" (v 24).

No singular encontro de Jesus com a mulher samaritana, grandes verdades sobre o novo culto de adoração a Deus que se avizinhava foram revelados. Jesus, naquele momento, apresentou a nova ordem global para a adoração a Deus, substituindo o antigo 'onde', pelo novo 'como'.

O como adorar a Deus fora trazido à luz, e a seguir desenvolvido. Jesus começou explicando que para a adoração era necessário viver uma nova relação com Deus: a de uma família amorosa, composta de Pai e filhos (v 21); e no tempo dos apóstolos a Igreja tanto se alegrou com isso que chegou ao ponto de invocar o Senhor com o 'Aba, Pai'! (Gálatas 4:6). Esse tipo de relação, portanto, não poderia ser limitado a lugares ou costumes; e, da mesma forma, Deus sendo Espírito, não poderia ser representado na matéria, nem ser contido em templos ou invocado por ritos! Sendo Espírito – e isso transcende a capacidade humana de entender o total significado – que se relaciona como Pai com os seus, sua adoração só poderia se fazer pela sua palavra ou Verdade (Deuteronômio 32:4; 2 Samuel 7: 28; Salmos 31:5), somente revelada na Bíblia.

Porém a verdade da Bíblia ou a verdade de Deus sempre apontou numa única direção: o Filho de Deus, o Messias! Em outras palavras, àquela mulher samaritana, de passado tão duvidoso, desconsiderada por qualquer religioso que se prezasse, foi a quem o Senhor se agradou em revelar um dos maiores mistérios relacionados à adoração a Deus: sua intermediação messiânica! Em Cristo se concentra toda a adoração ao Pai, Espírito puro! E o mais extraordinário, é que ela o entendeu!

Isso continua perfeitamente válido em nossos dias. Vemos pelo mundo a ânsia das pessoas em reproduzir Deus ou mesmo a pessoa de Jesus em imagens e esculturas, ornando-as com grande reverência, exaltando-as em ricos altares e ajoelhando-se diante delas para seus agradecimentos e orações. E isso é lamentável! Não percebem que não se firmando na Verdade, não estarão adorando ao Deus Espírito Puro, nem seu santo Filho glorificado, mas trazendo sobre si e seus descendentes grandes dores e sofrimentos, pois a Verdade diz: "Não farás para ti imagem esculpida ... não te encurvarás diante delas ... porque sou Deus zeloso que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam" (Êxodo 20: 4-5). Ignoram que suas adorações diante de imagens são consideradas por Deus como expressão de injustiça e ódio, não amor, e que inevitavelmente trarão a punição do Senhor, para si e seus descendentes até terceira e quarta geração, razão pela qual tantos sofrem, em linhas familiares de maldição!

Senhor. Ilumine a humanidade para entender que o Senhor zela por sua palavra e que é prudente conhecê-la, para que assim venha a adorá-lo ao invés de agredi-lo! Em nome de Jesus. Amém.



PASC

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário.

Câncio On Line