quarta-feira, 25 de julho de 2012

O Conhecimento de Deus

O conhecimento de Deus

Oséias 2:14-23
"E desposar-te-ei comigo em fidelidade, e conhecerás ao Senhor" (v 20).
A idolatria é abominável a Deus. Quando praticada por Israel, é equiparada à infidelidade conjugal; daí ser identificada por termos como 'adultério' (Jeremias 3:8), 'vergonha' (Ezequiel16:63) e 'prostituição' (Ezequiel 16:20). Ela desrespeita, ofende, agride, Deus ao substitui-lo como foco da única adoração das criaturas. O idólatra substitui Deus pela coisa menor, tributa a essa pouca coisa as virtudes do Criador - poder, benevolência, amor, proteção, previdência, misericórdia, etc. – e a adora. E não pode existir abominação ou ofensa maior que substituir o Glorioso por artefatos, imagens, pensamentos, ou seja lá o que for, adorando ou glorificando essas coisas criadas ao invés do Criador!
Israel, a nação de Deus, aceitara um pacto de obediência com Deus, no Sinai: "Tudo o que o Senhor tem falado, faremos" (Êxodo 19:8). Porém a corrupção o levara à degradante idolatria, e Oséias, contemporâneo de Isaías, profetizou para aqueles momentos de grande agitação nacional. Deus alertou seu povo para que deixasse a idolatria e viesse adorá-lo, e expôs uma nova e segura aliança, cujo efeito seria levar ao conhecimento de sua pessoa.
Inexiste objetivo maior que esse no universo! Os homens podem estudar as forças naturais e as celestiais, saber todas as ciências, conhecer todos os mistérios da vida biológica e dos pensamentos, viajar aos confins do universo, que jamais conquistarão o mais importante de todos os saberes: o conhecimento da pessoa de Deus! Esse conhecimento está sob o absoluto comando de Deus; não pode ser obtido sem a condução do Espírito Santo! – "Pois o Espírito esquadrinha todas as coisas, mesmo as profundezas de Deus ... assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu senão o Espírito de Deus" (2 Coríntios 2:10-11).
Para que Deus fosse conhecido pelos homens, exigiu-se a vida e obra de Jesus e o envio do Espírito Santo ao mundo. O sangue divino derramado pelo seu povo fez cumprir a profecia de Oséias, assegurando ao homem o maior de todos os conhecimentos: "E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste" (João 17:3).
                 Senhor. Nós te louvamos porque fazemos parte daqueles que foram estabelecidos para conhecê-lo. Que teu Espírito nos guie nesse que é o maior de todos os conhecimentos. Em nome de Jesus. Amém.
PASC

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário.

Câncio On Line