quarta-feira, 25 de julho de 2012

O Sofrimento Inexplicável

O sofrimento inexplicável
Jó 40:1-14
"Farás tu vão também o meu juízo, ou me condenarás para te justificares a ti?" (v 8).
Num dramático e extraordinário momento, Deus, no meio de um redemoinho, dialoga com seu servo Jó, e está para ensinar-lhe, bem como ao seu povo em todos os tempos, um precioso preceito: a sua soberania é santa!
Jó era um homem justo e temente a Deus quando passou a ter problemas na vida: perdeu seus bens, seus entes queridos e sua saúde. De homem próspero, tornou-se um pária, um enjeitado de sua arrogante sociedade. Sob intenso sofrimento, Jó procurava entender as razões, os porquês de tantas humilhações. Partia de um princípio simples: os sofrimentos seriam punições por atos maus, uma variante da frase 'tudo que aqui se faz, aqui se paga'. Jó não podia entender seus sofrimentos já que era justo, temente a Deus e observador da lei. Porém, quando chegou o momento, quando seu cálice de dor se encheu, Deus se apresentou para pessoalmente esclarecê-lo.
Nosso verso expressa o princípio máximo do reino de Deus: tudo que Deus faz é santo e justo, mesmo que provoque muito sofrimento!
O povo de Deus não é chamado para ajuizar Deus por seus sofrimentos; isso tão-somente colocaria sobre Deus os nossos critérios de justiça, transformando-o em mero homem limitado por códigos de ética, de moralidade ou justiça. Condenar ou justificar Deus por suas ações, mesmo aquelas que nos afetam direta e profundamente, é total absurdo! Demonstra insensatez espiritual, desconhecimento da grandiosidade, da liberdade e santidade do Criador! Olhar além das ondas negras de nossas mazelas, confiando nas qualidades do Senhor, é toda nossa consolação!
Senhor Deus. Muitos são os nossos problemas inexplicáveis, muitos provocadores de sofrimentos inarráveis. Porém tua palavra nos exorta a jamais ajuizá-lo, mas confiar em tuas qualidades, pois está escrito que 'tudo contribui para o bem dos que te amam'. Queremos confiar sempre. Em nome de Jesus. Amém.
PASC

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário.

Câncio On Line