quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Os de Beréia

Os de Beréia

 

Atos 17:10-11 

 

“Ora este foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim” (v 11).

 A atividade apostólica em Beréia foi em tudo especial, sendo a Igreja local honrada por Deus como 'nobre'. Os bereanos receberam a palavra com disposição, interesse e zelo. Não ridicularizaram o ensino apostólico que apresentava Jesus como o Salvador e Filho de Deus, crucificado, morto, ressurrecto e assunto aos céus, de onde viria em breve para buscar sua Igreja! Não! Foram à Bíblia conferir, comparar os textos, estudá-los e ver se comprovavam ou não aquilo que lhes era ensinado! Reuniam-se diariamente e estudavam as Escrituras, comparando a nova mensagem com todo seu conteúdo; e assim, não só foram transformados pelo Evangelho como contribuíram para que outros também fossem alcançados!

                   Não nos compete julgar ninguém, nenhuma congregação cristã ou ímpia. Porém a Bíblia sempre julga! Ela discerne e tem autoridade para dizer que, em que pesasse a nobreza dos irmãos de Tessalônica, a dos bereanos era maior! E por que? Porque estes foram conferir nas Escrituras aquilo que lhes fora ensinado; porque acreditavam que a Bíblia era a palavra final sobre qualquer teologia; porque se pautavam na Bíblia e não em poder humano para conclusões doutrinárias! Essa atitude de extremada confiança na Bíblia foi por Deus considerada 'muito nobre'!
O comportamento dos bereanos deve servir de exemplo à Igreja de todos os tempos, principalmente em nossos dias onde abundam as heresias.

                Senhor. Leve-nos sempre à sua palavra. Que ela seja em nossa vida a última palavra em qualquer assunto, pois a Bíblia é o meio pelo qual o poder de Deus se expressa. Em nome de Jesus. Amém.
PASC

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário.

Câncio On Line