quarta-feira, 8 de agosto de 2012

A Absoluta Graça Salvadora

A Absoluta Graça Salvadora
1 Timóteo 1:8-17

"Fiel é esta palavra e digna de toda aceitação: que Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais sou eu o principal" (v 15).

                 Nosso irmão Paulo escreveu a Timóteo, seu dileto discípulo, sobre o grande perigo das heresias ou falsas doutrinas, cujo objetivo maior é sempre a exaltação do homem (vv 6 e 7). Afirmou ainda que a lei fora dada aos pecadores, para revelar as suas lamentáveis situações diante do Santo de Israel, não para justificá-los. A lei é sempre boa, ensina-nos (vv 8 e 9), mas não é feita para o justo ou puro; como todos nascemos sob a lei, somos todos tidos por transgressores ou injusto (Salmos 51:5).
Não se excluindo do grupo dos piores pecadores, Paulo testemunha aqui a razão de sua salvação: a misericórdia divina! Nada era e nada possuía que pudesse mover Deus a salvá-lo, honrando-o com os títulos de 'filho de Deus' e 'amigo de Jesus'. Mas indo mais longe, Paulo revela a razão que moveu a misericórdia de Deus a salvá-lo: a soberania divina! – "Para que Cristo Jesus mostrasse toda sua longanimidade, a fim de que servisse de exemplo aos que haviam de crer nele para a vida eterna" (v 16).
A salvação de Paulo, como a salvação de todo homem, é conseqüência da misericórdia de Deus; esta, no caso de Paulo, foi movida para expressar a longanimidade de Jesus, a fim de servir de exemplo aos crentes! Tudo, absolutamente tudo, sob o poder da Trindade! É assim, nessas condições soberanas, que surge a radiante Graça, a representar o amor, a misericórdia e o poder divinos! Qualquer inclusão humana nesse extraordinário ato é mera soberba enganosa, que mais dia ou menos dia encontrará firme oposição do Senhor, que sempre "Resiste aos soberbos" (Tiago 4:6).
Senhor. Muitos dos seus filhos se encontram sob as malhas de más doutrinas, acreditando possuírem valores pessoais, hereditários ou adquiridos, e até mesmo poder decisório para movê-lo a salvá-los! Por favor, Senhor! Liberte-os desse jugo enganoso, por amor ao seu nome, e apresente-lhes, na profundidade de seus espíritos, as suas razões soberanas, que sempre lhe glorificam! Em nome de Jesus. Amém.
 PASC


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário.

Câncio On Line