quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Igreja: o atalaia da humanidade


Igreja: o atalaia da humanidade
Ezequiel 3:22-27

Mas quando eu falar contigo, abrirei a tua boca, e lhes dirás: Assim diz o Senhor Deus: Quem ouvir, ouça, e quem deixar de ouvir, deixe; pois casa rebelde são eles"  (v 27).
O trabalho evangelístico, atualmente sob a responsabilidade da Igreja, é um dos mais desgastantes, e até mesmo perigoso. Quando é produtivo, isto é, o pecador é levado ao arrependimento e ao encontro de Jesus, traz grande gozo; mas o evangelista é como o semeador que atira ao léu suas sementes: não sabe quais frutificarão.
Israel amargava o cativeiro por estar a longo tempo sob corrupção e rebeldia a Deus. Ezequiel foi um dos seus evangelistas, procurando levá-lo ao arrependimento e ao reencontro do Senhor. Mas sua tarefa era árdua. Falaria a um povo endurecido, rebelde, de 'dura cerviz'. Diante da compreensão de sua pequenez e do enorme desafio, Ezequiel, como a maioria de nós, se atemorizou. E para socorrê-lo, Deus o consolou com as palavras de nosso texto.
Ezequiel não deveria se preocupar com o resultado de seu ministério; não deveria se preocupar com a reação das pessoas que iriam ouvi-lo; simplesmente deveria falar as palavras de Deus. Mas ... e o resultado? O tão esperado resultado? Bem... isso não estava na esfera de Ezequiel, mas unicamente nas mãos da divindade! Os que ouvissem, não seriam casa rebelde, os que não ouvissem, rebeldes a Deus, e ponto final!
O evangelho de Jesus deve ser pregado até os 'confins da terra'; essa é a nossa missão, ordenada diretamente pelo próprio Deus (Atos 1:8). Por outro lado, sabemos que alguns ouvirão espiritualmente e outros não. Mas mesmo aos que não nos ouvirem, o trabalho não terá sido em vão: ele discernirá os obedientes dos rebeldes! O servo do reino não deve, pois, se desmotivar com o que aparenta ser insucesso de sua pregação, mas continuar sua missão evangelística, como fiel atalaia, avisando ao ímpio o "Certamente morrerás"! (Ezequiel 3:18).
Senhor. Que todos nós, sua Igreja, não nos descuidemos de nossa nobre função de atalaia da humanidade, alertando ao ímpio de sua condição de rebelde a Deus, conclamando-o ao arrependimento e a entrega de sua vida nas poderosas mãos de Jesus, pois caso se neguem, 'certamente morrerão eternamente'. Em nome de Jesus. Amém.
PASC

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário.

Câncio On Line