quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A Ira de Deus

A Ira de Deus
Romanos 1:18-32


"Pois do céu é revelada a ira de Deus contra toda impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça" (v 18).

O dicionário define ira como cólera, raiva, desejo de vingança; porém, biblicamente, 'ira de Deus' tem um sentido diferente: a entrega do homem a si mesmo, à sua própria vontade, às suas próprias concupiscências (vv 26 a 32). Quanto mais o homem está entregue a si mesmo mais expressa a ira de Deus!

Paulo faz uma breve síntese do que acontece quando somos entregues às nossas próprias concupiscências, ou quando Deus retém sua graça misericordiosa: idolatria, injustiça, homossexualismo, malícia, cobiça, maldade, inveja, homicídio, contenda, dolo, malignidade, murmuração, detratação, injúria, soberba, presunção, desobediência, estupidez, etc (vv 26 a 29). A lista é longa e podemos vê-la no nosso cotidiano.

'Ira de Deus', portanto, não é um sentimentalismo violento, mesquinho ou injusto, mas o estado daquele que tem a maior liberdade para agir segundo sua própria natureza, gerando caminhos que irão enredá-lo, pelos quais será sempre responsável. Assim, podemos ver as prisões lotadas por pessoas que em prol dos seus interesses e emoções provocaram crimes horrendos, trazendo dores e fortes emoções a outros; famílias destruídas pela separação dos pais envolvidos em práticas concupiscentes, como o adultério por exemplo, privando os filhos da harmonia conjugal, o que sem dúvida irá afetá-los nas suas futuras relações matrimoniais. E assim por diante.

Somente Cristo pode romper essas correntes amaldiçoadas das concupiscências, que se arrastam por sobre as várias gerações, e colocar o homem em harmonia com o Pai. E isso o faz, livrando-o de si mesmo!

Senhor. É um enorme perigo estarmos entregues a nós mesmos, pois a natureza humana é injusta e concupiscente. Livre-nos sempre de nós mesmos e faça-nos cumpridores da sua vontade, justa e perfeita. Em nome de Jesus. Amém.



PASC

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário.

Câncio On Line