quinta-feira, 30 de setembro de 2010

E lembraram-se de suas palavras

E lembraram-se de suas palavras
Lucas 24:1-12

"Porque buscais entre os mortos aquele que vive?" (v 5).


Na madrugada de domingo, algumas mulheres foram ao túmulo de Jesus para prestar-lhe as últimas homenagens: envolver seu corpo com ungüentos e especiarias. Viram a pedra removida e não encontraram o corpo do Senhor. Ficaram perplexas! Foram confrontadas por dois seres luminosos que disseram as palavras do Senhor antes da crucificação: "Importa que o Filho do homem ... seja crucificado e ao terceiro dia ressurja" (v 7), e somente então lembraram-se de já terem-nas ouvido (v 8).

Essas pessoas caminharam com Jesus, comeram com ele, partilharam do mesmo pão e beberam do mesmo vinho, viram os milagres, ouviram as pregações, praticaram as doutrinas, sofreram a influência direta do Senhor, mas não puderam acreditar que ele era superior à morte! Em outras palavras, não criam que Jesus fosse Senhor do impossível; ou seja, que venceria seu maior oponente, a morte! Viram o Senhor apenas como um poderoso e virtuoso homem, mas não o próprio Deus! Daí aquelas mulheres terem esquecido as trágicas e ao mesmo tempo esperançosas palavras de Jesus, e se preparado apenas para enterrar com dignidade seu mestre. Mas 'ficaram perplexas, sem saber o que fazer'! E sempre será assim na relação de Jesus com seu povo: ele sempre nos deixa perplexos!

Temos aqui mais um ensinamento sobre a doutrina da soberania de Deus. O texto confirma o anterior dizer de Jesus: "Se vocês não crerem que Eu Sou, de fato morrerão em seus pecados" (João 8:24). A libertação da 'morte em pecados' se relaciona diretamente à fé em Jesus como o Eu Sou ou Jeová! Sem essa fé, o homem continuará morto em seus delitos e pecados. Mas essa fé não pode ser obtida naturalmente, e isso ficou perfeitamente demonstrado por aqueles discípulos, que, mais que ninguém, gozaram da presença física do Senhor, e apesar disso não puderam crer por si mesmos em sua divindade! Concluímos que nem mesmo a comunhão íntima com Jesus pode fazer o homem crer que ele é Jeová, Soberano e Imortal!

Para não deixar nenhuma dúvida, a Palavra informa que as mulheres procuraram os Onze, que também 'não acreditaram' (v 11), e mesmo Pedro, após ver o sepulcro vazio, só pôde se admirar! ( v 12). No caminho de Emaús, outros dois deles falavam sobre os acontecimentos, e apesar de Jesus caminhar junto e conversar com eles 'os olhos deles foram impedidos de reconhecê-lo' (v 16). E isso tudo por que? "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie" (Efésios 2:8-9).

Isso significa a soberania da Graça! Ninguém, ninguém mesmo, pode dizer que Jesus é o Senhor (ou Jeová), senão pelo Espírito Santo (1 Coríntios 12:3); logo, ninguém, mas ninguém mesmo, pode dizer que um dia optou por seguir a Jesus, Deus e Homem, por si mesmo, sem a prévia operação regeneradora do Espírito Santo! E isso trata a soberba humana, muitas vezes envolta em humanismo, sempre vazio e desqualificado para as coisas do céu. E só quando isso é aprendido que começamos a cumprir com nossa missão, de sermos "Para o louvor da glória da sua graça" (Efésios 1:6). Amém.

Senhor. O seu Espírito nos ensina que sem ele não podemos vê-lo na sua glória divina e sermos salvos da morte em pecado; mas por sermos eleitos, ele foi enviado para realizar essa obra, baseado em seus méritos; isso nos faz entrar em sua presença e partilhar da sua mesa, comendo do seu pão e bebendo do seu vinho. Eu me alegro no Senhor. Em nome de Jesus. Amém.



PASC

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário.

Câncio On Line