sábado, 5 de março de 2011

A Fé Graciosa

A fé graciosa


"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie" (Efésios 2:8-9).
Toda a carta de Efésios é de extraordinária beleza, um harmonioso cântico de louvor à soberania da Trindade santa! Deveríamos estudá-la associadamente ao livro de Gênesis, pois enquanto este, em seus primeiros versículos, trata do criacionismo físico, Efésios trata de questões que antecederam o 'No princípio ...'; fala das razões e fundamentações da ação criadora da Trindade.
Temos aqui um dos mais contundentes textos da Bíblia, absolutamente radical ao tratar da questão central do cristianismo - salvação ou filiação divina: ação humana, divina ou mista? Por esses versos, Lutero teve seus olhos abertos para a horrível condição do catolicismo de seu tempo, a maneira venal e cruel com que eram ensinadas as verdades do reino, decidindo, então, reformá-lo! Pelágio (século V), Armínius (século XVI) e seguidores aqui se machucaram e ainda se machucam, sendo obrigados a tergiversar com essa explosiva exposição da graça de Deus, única razão pela salvação, independentemente de arbítrio, poder e emoção humanos!
Nosso texto, por si só é um radiante sol de meio dia, refulgindo glorioso no tétrico e mortal negrume da soberba humana, e tão logo acontece a regeneração, somos levados a contemplá-lo comovidos e reverentes, como fiéis testemunhas do gracioso amor de Deus. Por ele ficamos sabendo que até os nossos primeiros balbucios espirituais, pelos quais testemunhamos pela primeira vez nossa dependência confiante na divina pessoa de Jesus, o Senhor, ' não veio de nós, é dom de Deus'!

                  Senhor. Infelizmente a soberba humana é terrivelmente astuta e tem enganado a muitos crentes sinceros e dedicados, levando-os a colocarem a ' fé que não vem do homem', na esfera da vontade e arbítrio do homem. Conseqüentemente, por mais que doutrinem, não podem glorificar plenamente sua graça, pois a dividem. Liberte-os, Senhor, desse espinho herético, e que sua graça brilhe intensamente em seus corações. Em nome de Jesus. Amém.

PASC

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário.

Câncio On Line