sábado, 5 de março de 2011

Um conflito de interesses

Um conflito de interesses

Atos 5:27-32

"Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens" (v 29).
Em Romanos 13:1, Paulo deixa claro o dever do cristão na sua relação com as autoridades legalmente constituídas: obediência. Existe uma rígida hierarquia no mundo, ensina-nos ainda, em que Deus é a autoridade suprema e as demais, todas delegadas por ele.
Todos nascemos sob a lei e autoridades para exercê-la; nos lares, os homens são autoridades das esposas e filhos e na sociedade se sujeitam aos juizes, fiscais, policiais, políticos, etc.; e todos servem a Constituição. Toda a vasta hierarquia de autoridade é para o bem comum, ainda que inescrupulosos e corruptos tomem de assalto os cargos de mando para usufruírem vantagens pessoais ou coletivas, praticando, assim, a injustiça. Por má compreensão de nosso texto, muitos cristãos obedeceram e obedecem cegamente aos desatinos de autoridades injustas, trazendo graves prejuízos para todos.
O texto fala dos primeiros dias da Igreja, ainda sob o poder do extraordinário avivamento que se seguiu a Pentecoste, graças à prodigalidade do Espírito Santo. Com o aumento do número de seguidores de Jesus, levantou-se forte oposição na liderança de Israel. Os apóstolos passaram a ser perseguidos, ameaçados de morte e aprisionados. Mas isso de nada adiantava, pois continuavam a evangelizar e aumentavam as conversões, o que enfurecia ainda mais os líderes saduceus e fariseus. As prisões não seguravam os apóstolos, o evangelismo crescia e os milagres testemunhavam a sobrenaturalidade da Igreja, obrigando os líderes judaicos a reunirem  a sua mais alta corte: o Sinédrio, senhor dos destinos dos réus. O Sinédrio decidiu proibir o evangelismo, sob pena de morte!
O que fazer? Obedecer e cumprir a lei ou desobedecer e ser morto? Em outras palavras, quem prevaleceria, o judaísmo ou o cristianismo? Foram momentos dramáticos! Todos temiam por suas vidas, mas não podiam abdicar da extraordinária fé que os fortaleciam!
Pedro, então, olhou para os interesses do reino do céu, e no Senhor encontrou o poder para resistir, desafiar todo o sistema legal de Israel e continuar o evangelismo ardente na Judéia, Samaria e 'confins da terra', o que veio contribuir para que, hoje, nos reuníssemos como Igreja de Jesus!

                 Senhor. Nós agradecemos pelo fortalecimento que deste aos apóstolos, levando-os a não se intimidarem com os inimigos da cruz, mesmo que estivessem vestidos como honradas autoridades constituídas, e continuarem a evangelizar. Que nos sirva de exemplo, frente aos nossos desafios cristãos cotidianos. Em nome de Jesus. Amém.

PASC

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário.

Câncio On Line