sábado, 15 de novembro de 2008

O Espírito de Sabedoria

O Espírito de sabedoria

Efésios 1:15-23

 

 

"Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê o espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele" (v 17).

Falando aos irmãos de Éfeso sobre as benções de Deus em Jesus Cristo, autor da nossa redenção  e cabeça da Igreja, Paulo informou que orava por eles, para que recebessem de Deus a graça do 'espírito de sabedoria'. E nesse texto Paulo, inspiradamente, glorificou a Trindade: Deus Pai - o Pai da glória -, Jesus Cristo – o Filho encarnado – e o Espírito Santo - Deus de sabedoria e de revelação. E a ação do Espírito de sabedoria é iluminar os 'olhos do coração', de modo que o crente identifique a esperança de sua chamada e a riqueza gloriosa de sua nova posição diante de Deus.

Essa revelação, no entanto, tem sido um espinho na vida de muita gente. A humanidade vive um delicado momento, rejeitando qualquer tipo de autoridade, leis, moralidade, ensinos, deveres e responsabilidades. Quer unicamente expressar seu interesse e vontade, desconsiderando as conseqüências. Nas questões religiosas, funda seitas anárquicas, que não se envergonham de lhe dar o senhorio da salvação.

Mas a verdade é contundente, não deixa dúvidas, e vai direto ao cerne do problema. A salvação, e tudo que dela decorre, provém exclusivamente de Deus! O homem é tão somente o objeto ou foco desse amor divino. Ele nada fez por merecê-lo, só o recebe! Paulo informa ainda que fomos escolhidos em Cristo desde antes da fundação do mundo, que temos nossa redenção na pessoa e obra de Jesus, que pelo Espírito adquirimos consciência da nossa riqueza celestial, sendo selados divinamente e transformados de inimigos em louvadores da glória e graça de Deus.

A Trindade dispensa a colaboração do homem na obra regeneradora e não pede  autorização para realizá-la! E esse é um dos conhecimentos revelados pelo Espírito da sabedoria, que assim dá ao novo homem a visão do incomensurável amor de Deus para consigo.

Senhor. Nós te agradecemos porque um dia, na tua eternidade, nos amou e nos fez membros da tua família. Em nome de Jesus. Amém.

P. A. S. C.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário.

Câncio On Line