sábado, 15 de novembro de 2008

A vida eterna e o Filho de Deus

A vida eterna e o Filho de Deus

1 João 5:12-21

 

 

 

"Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida" (v 12).

 

O homem é por natureza irresistivelmente religioso. Do mais simples caboclo ao mais ilustrado universitário, todos crêem em um poder sobrenatural a quem tributam honra. Os hindus, por exemplo, consideram os animais como corpos de divindades invisíveis, às quais servem. Não se alimentam de suas carnes, não os matam, permitem que se reproduzam livremente. Os budistas acreditam que dominando a vontade libertam o espírito, tornando-se semelhantes ao Buda. Os maometanos crêem que se cumprirem as leis do Alcorão e peregrinarem a Meca, terão um lugar garantido no céu, junto a Alá. Os católicos acham que orando aos santos e praticando boas obras constroem uma morada no céu. Enfim, todas as religiões têm em comum a doutrina de que as portas do céu são abertas por ações humanas.

Mas o nosso texto é contundente. Ele afirma de modo enfático que a vida eterna ou entrada no céu está diretamente relacionada ao Filho de Deus!

Essa vida tem dono, diz-nos a Bíblia, não se encontra distribuída pela natureza, podendo ser naturalmente adquirida, conquistada ou comercializada. Ela é essência da própria pessoa de Deus, e absolutamente condicionada à sua soberania: dá a quem quer e quando quer! Daí a tremenda afirmação do apóstolo: quem não tem o Filho, não tem a vida! Por mais correta ou religiosa a pessoa, por maiores suas qualidades morais ou intelectuais, se não tiver o Filho, não tem a vida!

A grande questão, portanto, para o homem alcançar o céu é: Como ter o Filho?

A resposta está na misericórdia de Deus. É a misericórdia de Deus, movida pela súplica da alma corrupta que anseia pela santidade, que regenera o homem! É esse desejo de santidade, que inexplicavelmente brota no coração humano quando ouve a Palavra de Deus, que leva a alma ao Filho; e esse anseio não tem origem na natureza humana, mas provém do Espírito Santo! Assim, "Se ouvirdes hoje a sua voz, não endureçais os vossos corações" (Hebreus 3:7-8); e essa exortação, longe de significar que o homem possui poder para impedir a ação de Deus a seu favor, é um alerta, para que não tenha que passar por um duro quebrantamento ou doma, como aconteceu com Paulo no caminho de Damasco!

 

Senhor Deus. Não nos permita, nunca!, colocar nos ombros humanos os méritos da salvação; mas que nossas almas contemplem sempre e  tão-somente a tua graça. Em nome de Jesus. Amém.

 

P. A. S. C.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário.

Câncio On Line