domingo, 24 de junho de 2012

A Mente de Cristo

A mente de Cristo

1 Coríntios 2:11-16
"Mas o que é espiritual discerne bem tudo ... Mas nós temos a mente de Cristo" (vv 15-16).
Era grande a confusão espiritual dos irmãos em Corinto. Não discerniam entre o espiritual e o carnal. O irmão Paulo foi duro com eles em suas cartas, e isso ficou registrado para a edificação da Igreja em todos os tempos. A essência desse ensinamento paulino é: o crente tem o dever de discernir entre as coisas de Deus e do mundo. Ou, colocado de outra maneira, entre a santidade e a carnalidade.

No texto, Paulo salienta que o cristão e o ímpio, ainda que semelhantes, não são idênticos. Possuem diferenças que necessitam ser conhecidas. Entre elas, a mente de Cristo. O homem natural ou ímpio tem a mente do mundo, o cristão, a mente de Cristo!

Como se sabe, a mente do mundo leva o homem ao egocentrismo, às concupiscências dos olhos e da carne e à soberba de vida, de onde emergem pensamentos e ações que desagradam ao Senhor, que se opõem a sua santidade, que fazem separação com Deus. Quem está na carne, diz-nos o irmão Paulo, não pode agradar a Deus (Romanos 8:8).

Mas ... e a mente de Cristo? O que vem a ser?

Paulo inspiradamente responde que ela é um atributo exclusivo dos homens nascidos do Espírito, ou seja, da Igreja de Jesus. Dela emergem uma nova maneira de ver e de pensar os acontecimentos. Essa mente, quando em exercício, permite ao homem discernir a fonte original de tudo. Através de sua ação, o homem é qualificado para distinguir a raiz de um simples pensamento ou desejo, até a de uma atitude pessoal ou de outrem. É pelo exercício desse novo atributo que o homem pode agradar a Deus em pensamentos e ações.

Discernir todas as coisas, espirituais e carnais, é atributo exclusivo do homem regenerado, testemunho, portanto, de sua salvação. É parte da nova fisiologia humana, que permite à consciência dignificar e honrar o Senhor com pensamentos e ações santas. E esse discernimento vem pela mente de Cristo, nutrida exclusivamente pela Bíblia.

Senhor. Sabemos que temos a mente de Cristo. Pedimos que ela seja exercitada de modo que o Senhor seja sempre glorificado por nossos pensamentos e atitudes corretas. Em nome de Jesus. Amém.

PASC

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário.

Câncio On Line