domingo, 24 de junho de 2012

O Senhorio do Crente

O senhorio do crente

Romanos 14:7-17


Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si ... De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor” (vv 7 e 8).
Somos informados que o 'novo nascimento' consiste na introdução da vida eterna no homem. Alguns acreditam que o exercício dessa vida só se dará após a morte do corpo físico, quando a alma e o espírito se apresentarão em santidade junto ao Senhor Jesus, para uma vida de íntima comunhão; em outras palavras, vivem para morrer!
Mas o que é vida eterna? Será que se restringe a uma continuidade existencial, mesmo que em santidade? A própria Bíblia responde: “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo a quem enviaste” (João 17:3). Associando outro texto muito importante - ”Porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus ... ninguém sabe as coisas de Deus senão o Espírito de Deus” (1 Coríntios 2:10-11) -, podemos concluir que 'vida eterna' é outro cognome do Espírito Santo! Assim, vida eterna é a natureza divina, representada pela terceira pessoa da Trindade santa, no homem, que lhe permite conhecer o Pai como único Deus e Jesus, seu enviado!
Mas essa 'vida eterna' age agora no homem ou está reservada para um futuro, mesmo que pós-morte?
Para responder, uso o exemplo da concepção física: na fecundação a vida biológica gera o homem e exerce seus atributos imediatamente, levando esse homem a se formar, crescer, reproduzir e degenerar. Interagindo com seus semelhantes e com o meio ambiente esse homem terá seu caráter forjado.
A 'nova vida' que anima o crente também é interativa: afeta e é afetada. Porém, diferentemente da vida biológica que reage segundo os padrões genéticos e adquiridos do mundo, a vida eterna reage segundo o modelo daquele que lha enviou: Cristo! Através desse processo, segundo os padrões de Cristo, o homem espiritual é formado, cresce, e se reproduz pela transmissão das palavras divinas, co-operando com o nascimento de novos homens com vida eterna.
Toda ação ou reação segundo o modelo de Jesus aperfeiçoa o caráter do homem espiritual, assemelhando-o ao de Cristo; assim o cristão, pela vida eterna ou Espírito Santo que o liga a Deus Pai e Jesus, não vive mais para si, mas somente para Deus. Não é dono de si, como pensava na corrupção da sua carne, mas exclusividade de Deus. E isso é de extraordinária importância para uma bem sucedida vida espiritual.

Senhor. Ilumine nosso entendimento para vivermos sempre cientes que não nos pertencemos, mas somos propriedades de Deus. Em nome de Jesus. Amém.

PASC

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário.

Câncio On Line